fevereiro 29, 2024

Atibaia Connection

Encontre todos os artigos mais recentes e assista a programas de TV, reportagens e podcasts relacionados ao Brasil

O processo de difamação de US$ 1,6 bilhão da Dominion é um golpe mortal para Murdoch e a Fox News? | Rupert Murdoch

Rupert Murdoch raramente tem que responder a fatos alternativos apresentados pela altamente lucrativa rede de TV a cabo americana Fox News.

Suas alegações conspiratórias sobre o acobertamento do ataque de Benghazi em 2012 à crise climática e Covid-19 foram criticadas pelos telespectadores da Fox e desprezadas por grande parte do resto da América, então o mundo mudou. Mas na terça-feira, o bilionário magnata da mídia de 91 anos terá que responder a perguntas difíceis sob juramento sobre o funcionamento interno da Fox.

Sistemas de votação do domínio processa A estação de notícias de TV e sua controladora de propriedade de Murdoch, a Fox Corp, foram processadas em US$ 1,6 bilhão (£ 1,3 bilhão) por repetidas alegações de que fraudou urnas eletrônicas como parte de um plano para roubar a eleição presidencial de 2020 de Donald Trump.

O processo destaca a parte da Fox News na promoção da campanha “Stop the Steal” de Trump e sua participação na liderança da insurreição de 6 de janeiro no Capitólio. Mas especialistas jurídicos dizem que a Dominion, que forneceu máquinas de votação para 28 estados, parece estar construindo um caso mais amplo. Notícias da raposa Ele tem um longo histórico de desinformação e um fluxo de fatos que não cabem na linha editorial.

Nos últimos meses, os advogados da Dominion têm subido na árvore dos produtores, executivos e âncoras da Fox News com interrogatórios juramentados sobre a cultura de trabalho da rede e suas semanas de conspiração, e às vezes alegações bizarras sobre a derrota de Trump. Na segunda-feira, os advogados removeram o filho mais velho de Murdoch, que deveria ser o sucessor do CEO da Fox Corp, Lachlan.

Agora, o Dominion alcançou o topo da árvore. Espera-se que o testemunho acumulado ao longo de meses coloque Murdoch, o presidente da Fox Corp., na difícil posição de negar seu controle sobre o que acontece em sua operação de notícias americana mais influente ou defender sua campanha para promover a maior mentira nas eleições americanas. . Encontro.

READ  O Hamas afirma que dois reféns israelenses morreram, enquanto o exército israelense descreve os vídeos como “tortura psicológica” para as famílias dos prisioneiros

Murdoch já está lutando com o caro legado de telefone hackeado Pelos jornais britânicos News of the World e o sol. Sua empresa britânica pagou mais de £ 1 bilhão (US$ 1,2 bilhão) na última década para impedir que detalhes chocantes fossem ouvidos em tribunal sem fim à vista após um juiz da Suprema Corte no início deste ano. Recusa para impedir que novas reivindicações sejam enviadas.

Quando Murdoch foi chamado para testemunhar perante uma audiência parlamentar no Reino Unido em 2011 sobre o News of the World hackear os telefones de uma estudante assassinada e centenas de políticos, celebridades e outras figuras públicas, ele disse que tinha sido seu dia mais humilde. . vida. Ele também alegou que não sabia nada sobre o crime e disse que foi enganado.

Ele disse ao Parlamento: “Sinto que as pessoas em quem confio … não digo quem … me decepcionaram e acho que agiram de forma vergonhosa.” “É hora de eles pagarem.”

Mas ele não pode fazer tal afirmação sobre a Fox News, onde suas deturpações estão em plena exibição. Até agora, as únicas pessoas que pagam na rede fizeram certo.

Os problemas começaram na noite da eleição, depois que a Fox convocou o principal estado indeciso do Arizona de Joe Biden. O convite enfureceu Trump e desencadeou uma reação de seus apoiadores contra a rede.

Nesse ponto, a CEO da Fox News, Susan Scott, alertou contra sucumbir à pressão para abraçar uma realidade alternativa e reverter a decisão do Arizona.

“Não podemos dar um centímetro aos lunáticos”, disse ela, de acordo com os registros do tribunal.

No final das contas, “The Madmen” levou uma milha, enquanto a Fox News apresentava os advogados, conselheiros e defensores de Trump nas semanas seguintes, promovendo inúmeras teorias da conspiração sobre como a eleição foi roubada de Trump, inclusive manipulando máquinas de votação.

READ  Os Estados Unidos dizem que as forças de Wagner não são mais relevantes na Ucrânia

E junto com eles, alguns dos maiores nomes da Fox abraçaram o clamor da fraude. A NPR revelou que durante o processo de descoberta, Dominion obteve um e-mail escrito por um produtor da Fox News implorando aos colegas para não deixar uma dessas apresentadoras, Jeanine Pirro, ir ao ar porque ela estava espalhando teorias da conspiração sobre a votação. Biro, ex-procurador-geral e confidente de Trump, continuou transmitindo.

Os advogados também obtiveram uma série de cartas internas que são “evidências de que a Fox sabia que as mentiras que estava transmitindo sobre o Dominion estavam erradas” e parte de uma cultura de reportagens e transmissões politicamente carregadas, longe da afirmação da rede de ser “justa e equilibrada”.

Dominion afirma que, sem a Fox, “essas fantasias” sobre fraude eleitoral nunca teriam ganhado a mesma força entre tantos americanos.

“A Fox pegou uma pequena chama e a transformou em um incêndio florestal”, afirma a empresa em seu processo.

Em agosto, os advogados questionaram outro apresentador, Sean Hannity, que foi descrito como “Parte do aparato de campanha de TrumpEle foi interrogado por mais de sete horas, incluindo uma transmissão de rádio duas semanas após a eleição presidencial, na qual o advogado de Trump e teórico da conspiração Sidney Powell foi convidado.

Powell afirmou que Dominion “executou um algoritmo que colheu os votos de Trump e os deu a Biden”. Ele disse que a empresa “usou máquinas para injetar e adicionar grandes quantidades de votos para Biden”. Powell também alegou que a Dominion usou um software desenvolvido para ajudar o falecido líder venezuelano Hugo Chávez a roubar a eleição.

Dominion disse que alertou a Fox News de que as alegações eram falsas, mas continuou a transmiti-las em um esforço para apaziguar os apoiadores de Trump por medo de que eles se mudassem para outras emissoras de direita.

READ  Funeral de Shinzo Abe no Templo Zojoji, Japão

“É um esforço organizado”, disse o advogado de Dominion em uma audiência. “Não apenas faz parte de cada apresentador individual, mas também está presente na Fox News como uma empresa”.

Até agora, os únicos funcionários da Fox que pagaram o preço pelo desastre são os que acertaram. Semanas após a eleição, a rede demitiu seu diretor político, Chris Stirwalt, que enfureceu Trump e outros republicanos ao se recusar a desistir da ligação de Biden no Arizona. O editor-chefe de Washington, Bill Sammon, que apoiou a decisão de Stirewalt, se aposentou.

Fox argumenta que Hannity e os outros apresentadores são protegidos pelo privilégio da imprensa, mas essa situação é complicada pela descrição do apresentador da Fox de seu papel.

Em sua defesa de seu viés público em favor de Trump e dos republicanos, Hannity mais de uma vez Ele disse que não é jornalista Mas um apresentador de talk show é e, portanto, não precisa aderir aos padrões éticos da profissão. Ele assumiu a mesma posição no início deste ano, depois que um comitê do Congresso em 6 de janeiro revelou dezenas de suas cartas ao chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, Aconselhar e buscar orientação A Casa Branca também contestou o resultado da eleição presidencial.