Após dias de excesso por conta do Carnaval, muitas pessoas buscam por comidas e bebidas que promovam uma verdadeira desintoxicação no corpo. O chef Reinhard Pfeiffer, do restaurante Expedito, dá algumas dicas que importantes para quem quer se “recuperar” após a folia.

Brigadeiro – se o brigadeiro for feito com cacau em pó ou chocolate com mais de 55% de cacau na sua formulação, ao invés de chocolate ao leite ou achocolatado ele será uma boa fonte de teobromina, que é um fitoquímico que atua no sistema nervoso central estimulando-o e agindo na memória. Esta substância também estimula a produção de serotonina, que é um neurotransmissor que nos dá a sensação de bem-estar, combatendo a ansiedade e a depressão leve. Mesmo com todos estes benefícios não podemos abusar no consumo de brigadeiro, pois ele é feito essencialmente com leite condensado e a concentração de açúcar é muito alta e que além de extrapolar a cota diária de calorias, o excesso de açúcar é muito prejudicial a nossa saúde.

Pipoca – nossa eterna companheira de filmes e tardes no sofá também tem suas qualidades. A pipoca quando feita na panela, ou seja, sem ser aquela para micro-ondas, fornece muitas fibras ao nosso organismo. As fibras são muito importantes para manter normal o funcionamento do intestino e com isso manter o equilíbrio do corpo. Tem muito mais fibras que alguns legumes que levam a fama de serem boas fontes. Além das fibras, a pipoca também tem vitamina B9, chamada de ácido fólico que é bem importante para gestantes e crianças no seu crescimento e desenvolvimento. Só que não podemos abusar da gordura quando formos estourá-la, pois aí ela se torna uma vilã e não uma aliada da saúde.

pipoca

Maçã – este ícone de saúde e desejo é uma grande aliada da saúde. Já dizia o ditado inglês: “one apple a day keeps the doctor away”, ou seja, uma maçã por dia deixa o médico longe é a mais pura verdade. A maçã é uma fruta muito versátil e de fácil aceitação. Podemos levá-la na bolsa, deixar na gaveta, comer na rua, enfim uma companheira para os momentos que bate aquela fominha. Esta fruta tão tradicional é uma boa fonte de fibras tanto solúveis como insolúveis. Além das fibras ela fornece também flavóides, que são substâncias que diminuem a as taxas de colesterol total do sangue e impede sua agregação nas artérias, o que pode causar hipertensão e placas de ateroma. Também é rica em quercetina que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos que podem causar acidentes vasculares cerebrais popularmente conhecidos como derrames.

Macarrão à bolonhesa – embora o macarrão tenha fama de vilão da dieta, ele é um ótimo aliado na manutenção da saúde. É uma boa fonte de carboidratos complexos e que se for na versão integral, é melhor ainda, pois tem um índice glicêmico mais baixo por causa das fibras da farinha de trigo integral. Os carboidratos são a principal fonte de energia para as atividades do dia a dia do nosso corpo. Como opção de molho, o bolonhesa que é feito com carne bovina moída ou picada é uma fonte de proteína de alto valor biológico, essencial para a reparação e manutenção dos tecidos do corpo, além de ferro de boa absorção importante para o crescimento e para o sistema imunológico e também fornece vitaminas do complexo B, imprescindíveis para a regulação e homeostase do organismo.

Água de coco – além um ótimo hidrante para o organismo e ser gostoso de consumir bem gelado em dias bem quentes, a água de coco é uma boa fonte de sódio e potássio que evitam a desidratação e colaboram na manutenção do sistema imunológico. Também ajuda a proteger as células da ação dos radicais livres, além de rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C.

água-de-coco

Fonte: www.diariodaregiao.com.br